Biografia da Shakira

Shakira Isabel Mebarak Ripoll  mais conhecida apenas por Shakira nasceu na Colômbia, na cidade de Barranquilla, no dia 2 de Fevereiro de 1977. Com um sangue latino, descendência libanesa, talento e a certeza das vocações precoces fizeram de Shakira, desde muito cedo, uma estrela incontestável.
Com apenas quatro anos de idade Shakira começou a participar de aulas de dança árabe e ali mesmo mostrou seu dom para a música, sua primeira canção foi escrito quando ela tinha apenas oito anos de idade, aos dez anos Shakira venceu diversos concursos músicas em sua.
Seu primeiro disco – Magia – foi lançado aos 13 e trazia músicas compostas por ela nesses dois anos, quando descobriu seu verdadeiro talento. Em um festival chamado Oti realizado na Espanha, Shakira Isabel Mebarak Ripoll foi desclassificada por ter 15 anos e a idade mínima desse concurso era para jovens com mais de 16 anos; mas ela não desistiu do seu sonho tão fácil, ela aproveitou e gravou se segundo disco- Peligro; logo depois veio Pies Descalzos que a levou ao reconhecimento, fazendo sua primeira turnê de dois anos pela América Latina e Estados Unidos.
Esse disco Pies Descalzos foi lançado no ano de 1996 que marcou muito sua carreira, pois foi o seu primeiro CD que fez Shakira alcançar o reconhecimento internacional, para ter uma idéia esse disco vendeu mais de 800 mil cópias apenas aqui no Brasil.
Já o disco depois do Pies Descalzos, foi Dónde Están Los Landrones? que foi lançado dois anos depois, onde foi produzido pela própria cantora e também por uma produção executiva dirigida por Emilio Estefan que lançou Shakira para o mundo pop com uma força inacreditável, do pop-rock latino com discos de platina nos Estados Unidos, Argentina, Colômbia, Chile, América Central, México e Espanha. Shakira ainda foi premiada com um Grammy e dois Grammys Latinos pelo disco.
Seu primeiro Cd em inglês foi Laundry Service, que foi lançado em 2001 mostrou para todo o público que a cantora era moderna e que tem uma versatilidade para agradar a todo o tipo de público e críticos. Desde a inspiração do tango em “Objection (Tango)” às melodias de “The One”, ou o pop-rock mais cru de “Whenever, Wherever”; onde ela transmite toda a sua sensibilidade latina para outra língua com perfeição, esse disco vendeu mais de 13 milhões de cópias no mundo e as canções chegaram às alturas nas paradas pop.
Alcançando a marca enorme de mais de 25 milhões de discos vendidos, Shakira lançou um trabalho em 2005 em duas etapas. As canções foram lançadas em datas e álbuns diferentes, porém compondo um único projeto. Fijación Oral – volume 1 foi lançado em junho e o outro álbum em inglês Oral Fixation – volume 2 saiu em novembro do mesmo ano. O primeiro single do disco, “La Tortura“, conta com a participação especial de Alejandro Sanz.
Desde o começo de sua carreira a cantora se preocupa com causas sociais; Shakira foi a primeira colombiana a ser embaixatriz da UNICEF, ela regularmente visitas ONGs e fundações que ajudam crianças com doenças ou que são abandonadas. No documentário de um dos seus DVD’s, Shakira afirma que “zelar pelas crianças é cuidar para que o futuro seja melhor e que não basta fazer um trabalho assistencial, deixando de lado a educação”